domingo, 4 de outubro de 2009

FRIBOI


A incrível aventura global do Friboi




Com um peculiar estilo de gestão batizado de Frog -- ou "From Goiás" -- e a providencial ajuda do BNDES, a família Batista transformou a JBS-Friboi na mais globalizada das empresas brasileiras e no segundo maior grupo privado do país. Não é pouco. Mas, a partir de agora, a aventura ficará bem mais difícil

Por Tiago Lethbridge, de Greeley, e Márcio Juliboni, de São Paulo | 01/10/2009

Por décadas, a família Monfort foi o maior orgulho da pequena Greeley, cidade de aproximadamente 100 000 habitantes no norte do Colorado. Eles eram os Matarazzo do pedaço -- viraram nome de escola, hospital, museu e campo de futebol. Nos anos 30, em meio à Grande Depressão, o empresário Warren Monfort comprou 18 cabeças de gado e começou a dar forma àquele que se tornaria o maior empregador da cidade. Três décadas depois, a família decidiu montar uma fábrica de processamento de carne. Nessa época, a cidade ficou famosa pelo aroma pouco agradável que as pastagens exalavam (o problema foi contornado depois de algum tempo). A fábrica dos Monfort se tornaria o principal pilar da Swift, a maior processadora de carne bovina dos Estados Unidos. Até 2007, o status dos Monfort como reis de Greeley se manteve inabalado -- até que chegaram à cidade os Batista, os brasileiros donos da JBS-Friboi. "Nunca tinha ouvido falar nos Batista até o dia em que a JBS comprou a Swift", disse a EXAME Richard Monfort, neto de Warren e dono do time de beisebol do estado, o Colorado Rockies. "Eles são agressivos demais. Olhe a quantidade de empresas que eles compraram depois da Swift. É impressionante."



Jbs S/A

Nome: Jbs

Setor: Bens de Consumo

Endereço: Av. Marginal Direita do Rio Tietê, 500, CEP: 05118-100

Cidade: São Paulo-SP

Telefone: 11 3144-4000/4055

Home Page: www.jbs.com.br

CNPJ: 02.916.265/0001-60

Principal Executivo: Joesley Mendonça Batista

Tipo: Privada

Controle: Brasileiro

Negócios na Bolsa?

Descrição: A Friboi, fundada em 1953, tem sete abatedouros e fornece cerca de 70 itens para os mercados interno e externo, com clientes nos Estados Unidos e na Europa. O frigorífico expandiu a atuação com as aquisições da Bordon (GO), da Anglo (GO) e de unidades da Sadia em Barra do Garças (MT) e Andradina (SP). O grupo abate 1,2 milhão de cabeças de gado por ano. Também faz parte do patrimônio do Friboi a marca de produtos de limpeza Minuano.


BANCO JBS = ANÁLISE QUINZENAL DA ECONOMIA BRASILEIRA.

http://www.bancojbs.com.br/EconomiaBrasileira14.pdf



Nenhum comentário: