quarta-feira, 11 de março de 2009

Miguel Jorge diz que acharia ótimo se Selic caísse para menos de 10%





da Agência Brasil
O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, disse hoje que acharia "ótimo" se o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central pudesse reduzir a taxa básica de juros, a Selic, para um patamar inferior a 10% ao ano. A taxa está em 12,75% ao ano, e o mercado espera um corte entre 1 e 2 pontos percentuais.
O comitê anuncia nesta quarta-feira, após o fechamento do mercado financeiro, a taxa básica de juro para os próximos 45 dias.
"Se pudéssemos chegar a um dígito depois da decisão de hoje, seria ótimo", disse o ministro. Quanto ao resultado negativo do PIB (Produto Interno Bruto) no quarto trimestre (caiu 3,6% ante o terceiro trimestre), o ministro afirmou que o índice deve ajudar na reflexão para que seja tomada a decisão adequada (do Copom).
Miguel Jorge disse ainda que o governo vai trabalhar muito para que não haja uma recessão no Brasil, porque dispõe das ferramentas adequadas para que isso não ocorra.
Ontem, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que o PIB referente ao quarto trimestre de 2008 caiu 3,6% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano, o maior recuo da séria histórica, que começou em 1996. Mesmo assim, a economia cresceu 5,1% em 2008, movimentando a R$ 2,9 trilhões.

Nenhum comentário: