domingo, 26 de julho de 2009

EDUCAÇÃO



Você quer ficar rico como professor? A Coréia do Sul pode ser um bom exemplo de como a educação é levado a sério. Lá eles têm uma filosofia que nos parece evidente: "A melhor herança que os pais podem deixar aos filhos é a educação".

A Coreia do Sul conseguiu deixar de ser um país miserável e destruído pela guerra, passando a fazer parte do rol de países desenvolvidos, em grande parte, graças aos investimentos maciços em educação básica. Foi uma revolução pela educação. O que pode ser questinável é a rígida disciplina imposta aos estudantes, vindo depois aos trabalhadores. Veja um comentário a respeito neste link com o título "Minhas escapulidas no esquema coreano".

Assista ao vídeo no link abaixo e tire suas conclusões sobre a valorização do professor.
http://tvig.ig.com.br/136224/professores-milionarios-na-coreia-do-sul.htm

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Curitiba é a capital do país com melhor
ensino público do país nas séries iniciais

Por Amanda Cieglinski, repórter da Agência Brasil
20 junho, 2009

Brasília - Das 27 capitais avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, 15 apresentaram resultados abaixo da média nacional (4,2) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerando os anos iniciais (1ª a 4ª série) do ensino fundamental. Curitiba obteve o melhor resultado: 5,1. Na avaliação dos anos finais do ensino fundamental, ou seja, 5ª a 8ª série, o melhor desempenho foi do Rio de Janeiro, com 4,2.

A capital paranaense já atingiu em 2007 a meta de qualidade para 2009 nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A secretária municipal de educação, Eleonora Bonato Fruet, conta que em 2005 foi realizado um amplo diagnóstico sobre a realidade das escolas, levando em conta fatores socioeconômicos das regiões, a escolaridade dos pais, a formação dos professores e a infra-estrutura das unidades.

“Você tem que entender essa realidade, que às vezes é tão dura, para desenvolver práticas metodológicas que dêem conta dessa situação”, acredita.

Eleonora aponta como outro fator de sucesso o fato de a cidade ser a capital com a menor taxa de analfabetismo. “A participação da família é determinante, a escolaridade da mãe é um dos fatores fundamentais para o bom rendimento dos alunos”, defende.

Para estimular a interação com a família, 66 das 172 escolas municipais abrem para atividades no fim de semana. Os professores também recebem cursos de especialização e parte deles é dispensada para fazer mestrado e doutorado.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, Belém (PA) foi a capital com menor índice: 3,2. O indicador manteve-se estável de 2005 para 2007, resultado já previsto no plano de metas do MEC. Nos anos finais do ensino fundamental, ou seja, 8ª série, o resultado foi pior: caiu de 3,1 para 2,9. A meta para 2007 era que o índice se mantivesse em 3,1.

Nenhuma capital registrou queda nas notas iniciais no Ideb em comparação a 2005. Campo Grande (MS) registrou o maior crescimento, passando de 4,0 em 2005 para 4,9 em 2007, ultrapassando a meta prevista para 2011. Salvador aumentou 0,7 pontos na nota, passando de 2,8 para 3,5. O Ideb de Florianópolis subiu de 4,0 para 4,6. Manaus e Cuiabá também registram melhora, com crescimento de 0,5 pontos.

Desempenho das capitais no Ideb
- séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série)


Fonte: Ranking baseado em dados do Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Município Ideb 2005 Ideb 2007
Curitiba (PR) 4,7 5,1
Campo Grande (MS) 4,0 4,9
Brasília (DF) 4,5 4,8
Belo Horizonte (MG) 4,6 4,8
Rio de Janeiro (RJ) 4,3 4,6
Florianópolis (SC) 4,0 4,6
Palmas (TO) 4,1 4,4
São Paulo (SP) 4,3 4,4
Boa Vista (RR) 3,9 4,3
Rio Branco (AC) 3,9 4,2
Vitória (ES) 4,0 4,2
Goiânia (GO) 3,9 4,2
Porto Alegre (RS) 3,8 4,1
Cuiabá (MT) 3,6 4,1
São Luís (MA) 3,8 4,0
Teresina ( PI) 3,8 4,0
Porto Velho (RO) 3,6 3,9
Recife (PE) 3,3 3,8
Manaus (AM) 3,6 3,7
Maceió (AL) 3,1 3,5
Macapá (AP) 3,4 3,5
Salvador (BA) 2,8 3,5
João Pessoa (PB) 3,1 3,5
Fortaleza (CE) 3,3 3,5
Natal (RN) 3,1 3,4
Aracaju (SE) 3,2 3,4
Belém (PA) 3,2 3,2




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